Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Doenças das glândulas salivares


As duas glândulas salivares de maior dimensão situam-se exactamente por detrás do ângulo do maxilar, diante dos ouvidos; dois pares menores estão no mais profundo do pavimento da boca e outras glândulas de tamanho minúsculo estão distribuídas por toda a boca.

A boca seca quando o fluxo de saliva é insuficiente. Dado que a saliva oferece alguma protecção natural contra a cárie dentária, menos saliva pode provocar mais cáries. A boca seca pode ser o resultado de pouca ingestão de líquido, do facto de se respirar pela boca, do efeito de certos medicamentos ou de doenças que afectam as glândulas salivares, como a síndroma de Sjögren. A boca torna-se também mais seca à medida que se envelhece. O canal da saída de uma glândula salivar pode obstruir-se devido à acumulação de cálcio, denominada cálculo. Uma obstrução deste tipo faz com que a saliva pare, causando a inflamação da glândula. Também as bactérias podem infectar o canal. Se a inflamação piorar exactamente antes de comer, especialmente ao comer pickles, trata-se certamente de um canal obstruído. Eis o porquê: a antecipação do sabor ácido do pickles estimula o fluxo de saliva, mas se o canal estiver obstruído, a saliva não tem saída. Às vezes, o estomatologista pode retirar o cálculo, fazendo pressão de ambos os lados do canal, mas, se isso falhar, pode utilizar-se um instrumento de arame fino para extrair o cálculo. Como último recurso, o cálculo pode extirpar-se cirurgicamente.

Uma ferida no lábio inferior, uma mordedura, por exemplo, pode afectar uma glândula salivar por pequena que seja, obstruindo-a. Em consequência, a glândula pode inchar e formar uma tumefacção pequena e mole (mucocelo) de cor azulada, que tende a desaparecer espontaneamente ao fim de algumas semanas. Caso se torne incómoda ou muito recorrente, é fácil extirpá-la através da cirurgia dentária.

A inflamação das principais glândulas salivares pode ser consequência da papeira, de certas infecções bacterianas e de outras doenças. Também a inflamação dessas glândulas pode ser consequência de um cancro ou de um tumor canceroso. Este inchaço é habitualmente mais duro do que o causado pelas infecções e, no caso de o tumor ser canceroso, a glândula pode endurecer como um cálculo.

A inflamação e a infecção das glândulas salivares, causadas, muitas vezes, por um cálculo que obstrui o canal salivar, desenvolvem-se com mais frequência do que as causadas pelos tumores. No entanto, qualquer inchaço de uma glândula salivar justifica os cuidados médicos. Para determinar a causa da inflamação, o médico ou o dentista, pode obter uma amostra (biopsia) de tecido da glândula salivar.

Situação das principais glândulas salivares



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)