Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Provas esofágicas


Muitas vezes fazem-se estudos radiológicos com bário, nos quais o doente deve engolir determinada quantidade de papa de bário. Para este estudo (chamado trânsito esofágico), os especialistas têm tendência para utilizar a fluoroscopia, uma técnica de aplicação contínua de raios X que permite observar ou filmar o bário conforme passa através do esófago. A fluoroscopia permite ao médico ver as contracções esofágicas, bem como os defeitos anatómicos, como obstruções ou úlceras. Muitas vezes, estas imagens são gravadas numa película ou numa cassete de vídeo.

Além do bário em forma líquida, podem-se dar alimentos revestidos de bário, de tal forma que o médico possa localizar obstruções ou ver porções do esófago que não se estejam a contrair normalmente. A ingestão de ambas as preparações ao mesmo tempo pode mostrar anomalias como membranas esofágicas (nas quais o esófago está parcialmente bloqueado por tecido fibroso), um divertículo de Zenker (um protraimento do esófago, para fora, em forma de bolsa), erosões e ulcerações, varizes esofágicas (veias esofágicas varicosas) e tumores.

A manometria é uma prova na qual se coloca no esófago um tubo com instrumentos medidores de pressão. Usando este aparelho (chamado manómetro), pode-se confirmar se as contracções do esófago são capazes de impulsionar a comida com normalidade.

Durante a manometria pode ser feita uma determinação do pH esofágico (que mede a acidez no esófago). (Ver secção 9, capítulo 101) Este teste é utilizado para confirmar se a pessoa tem refluxo de ácido (refluxo do ácido gástrico para o esófago). Podem ser feitas uma ou mais medições.

No teste de Bernstein (teste de perfusão ácida do esófago), é colocada uma pequena quantidade de ácido no esófago através duma sonda nasogástrica. Este teste, que por vezes é utilizado para confirmar se a dor no peito é provocada por uma irritação ácida do esófago, é um bom método para detectar uma inflamação do esófago (esofagite).

Sonda nasogástrica


Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)