Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Doenças do esófago


O esófago é a porção do tubo digestivo que faz comunicar a garganta (faringe) com o estômago. As suas paredes impulsionam os alimentos para o estômago por meio de contracções musculares rítmicas (chamadas ondas peristálticas). Perto da união da garganta com o esófago há uma faixa muscular chamada esfíncter esofágico superior. Ligeiramente acima da união do esófago com o estômago há outra faixa muscular chamada esfíncter esofágico inferior. Quando o esófago está em repouso, estes esfincteres contraem-se de tal forma que os alimentos e o ácido gástrico não refluem em direcção à boca. Durante a deglutição, i esfincteres relaxam-se para que os alimentos possam passar para o estômago.

Dois dos sintomas mais frequentes das afecções esofágicas são a disfagia (sensação de dificuldade em engolir) e a dor no peito ou nas costas.

A disfagia é a sensação de que os alimentos não avançam com normalidade desde a garganta até ao estômago ou ficam retidos no referido trajecto. A sensação pode ser acompanhada de dor. O movimento de líquidos e de sólidos pode, de facto, ser impedido por problemas na garganta, no esófago e nos órgãos adjacentes ou por problemas do sistema nervoso ou dos músculos. Pode também acontecer que a dificuldade em engolir seja um elemento fruto da imaginação.

A dor no peito ou nas costas pode consistir em ardores, dor durante a deglutição e dor muscular esofágica.

A dor durante a deglutição pode ser o resultado de qualquer dos seguintes problemas:

  • Destruição do revestimento esofágico (mucosa), como consequência da inflamação causada pelo refluxo ácido a partir do estômago.
  • Infecções da garganta por bactérias, vírus ou fungos.
  • Tumores, substâncias químicas ou alterações musculares, como a acalásia e o espasmo difuso do esófago.

A dor pode ser percebida como uma sensação de queimadura ou uma retracção por baixo do esterno, que acontece tipicamente quando a pessoa engole alimentos sólidos ou líquidos. Um sintoma típico dos problemas musculares do esófago é uma dor intensa e opressiva que acompanha a deglutição difícil de bebidas quentes ou frias.

A dor muscular esofágica pode ser difícil de distinguir da dor no peito originada por uma doença cardíaca (angina). A dor é provocada pelo espasmo dos músculos esofágicos.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)