Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Hérnia do hiato


A hérnia do hiato é a protuberância duma parte do estômago através do diafragma, a partir da sua posição normal no abdómen.

Numa hérnia do hiato por deslizamento, a ligação entre o esófago e o estômago e também uma porção deste, que normalmente estão por baixo do diafragma, protraem para cima dele.

Numa hérnia do hiato paraesofágica, a ligação entre o esófago e o estômago está na sua posição normal por baixo do diafragma, mas uma porção do estômago é empurrada para cima até atravessar o diafragma e situar-se ao lado do esófago.

A causa da hérnia do hiato é normalmente desconhecida. Pode tratar-se duma deficiência congénita ou ser consequência duma lesão.

O que é uma hérnia do hiato?
A hérnia do hiato é um protraimento anormal duma porção do estômago para o interior do tórax através do diafragma.

Sintomas

Mais de 40 % das pessoas tem uma hérnia do hiato por deslizamento, mas a maioria não tem sintomas e quando estes existem costumam ser de pouca importância.

Uma hérnia do hiato paraesofágica normalmente não causa sintomas. No entanto, pode ficar presa ou comprimida pelo diafragma e não lhe chegar sangue suficiente. Trata-se então dum problema grave e doloroso, chamado estrangulamento, que requer cirurgia imediata.

Em casos excepcionais, em ambos os tipos de hérnia do hiato pode ocorrer uma hemorragia microscópica ou maciça do revestimento da hérnia.

Diagnóstico e tratamento

Geralmente, os raios X revelam com clareza a presença duma hérnia do hiato, embora por vezes o médico tenha de pressionar o abdómen com força para que uma hérnia do hiato por deslizamento se torne bem evidente.

Uma hérnia do hiato normalmente não requer nenhum tratamento específico, mas deve tratar-se qualquer refluxo de ácido inerente. Uma hérnia paraesofágica pode ser corrigida cirurgicamente para prevenir a estrangulação.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)