Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Insuficiência hepática


A insuficiência hepática define-se como uma grave deterioração da função do fígado.

Aparece como consequência de qualquer tipo de perturbação do fígado, tais como a hepatite viral, a cirrose, assim como as lesões produzidas pelo álcool ou por medicamentos como o paracetamol (acetaminofeno). Para que se apresente uma insuficiência hepática, grande parte do fígado deve estar lesada.

Sintomas e diagnóstico

Uma pessoa com insuficiência hepática costuma apresentar icterícia, tendência para sangrar, ascite, alteração da função cerebral (encefalopatia hepática) e uma saúde precária generalizada. Outros sintomas frequentes são cansaço, fraqueza, náuseas e falta de apetite.

As manifestações clínicas por si mesmas já são muito indicativas da existência de uma insuficiência hepática. As análises de sangue mostram uma grave alteração da função hepática.

Prognóstico e tratamento

O tratamento dependerá das causas e das manifestações clínicas específicas. Geralmente aconselha-se uma dieta rigorosa. O consumo de proteínas é cuidadosamente controlado: o excesso pode causar uma disfunção cerebral; a carência provoca perda de peso. O consumo de sódio deve ser baixo para evitar a acumulação de líquido no abdómen (ascite). O álcool está completamente proibido, já que poderia agravar a lesão do fígado.

Finalmente, a insuficiência hepática é mortal se não for tratada a tempo, ou então se a causa se agravar. Mesmo com o tratamento adequado, pode ser irreversível. Em casos terminais, o paciente pode morrer por causa de uma insuficiência renal (síndroma hepato-renal), que aparece quando o fígado já não funciona. Um transplante de fígado, se for realizado no momento oportuno, pode restabelecer a saúde, mas este procedimento só está indicado numa minoria de pacientes com insuficiência hepática.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)