Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Doença venoclusiva


A doença venoclusiva consiste na oclusão das veias pequenas do fígado.

A doença venoclusiva pode aparecer em qualquer idade, mas as crianças entre 1 e 3 anos de idade são particularmente vulneráveis porque têm vasos sanguíneos mais pequenos. A oclusão pode ser causada por medicamentos ou outras substâncias tóxicas para o fígado, como as folhas de senécio (usadas na Jamaica para preparar chás), a dimetilnitrosamina, a aflatoxina e os medicamentos anticancerosos, tais como a azatioprina. A radioterapia também pode conduzir a uma oclusão das veias pequenas, tal como os anticorpos produzidos durante uma reacção de rejeição a um transplante de fígado. (• V. página 865.)
A oclusão causa um retrocesso do sangue para o interior do fígado, reduzindo o fornecimento de sangue, o que lesa as células hepáticas.

Sintomas, prognóstico e tratamento

A oclusão das veias pequenas faz com que o fígado se encha de sangue e seja doloroso ao tacto. O líquido pode transbordar da superfície do fígado, aumentado de volume, e acumular-se no abdómen, produzindo uma situação chamada ascite. (• V. página 590.) O retrocesso de sangue ao fígado eleva também a pressão na veia porta (um processo denominado hipertensão portal) (• V. página 589) e nas veias que desembocam nela. A pressão alta costuma causar veias varicosas no esófago (varizes esofágicas), que podem romper-se e sangrar.

Em geral, a oclusão desaparece rapidamente e o paciente recupera com ou sem tratamento. Contudo, algumas pessoas morrem de insuficiência hepática. (• V. página 592.) Em outras, a pressão na veia porta permanece alta e a afecção leva à cirrose. (• V. página 594.) O único tratamento efectivo consiste na supressão da substância ou medicamento que está a causar a oclusão. O curso exacto da doença depende da extensão da lesão e da recorrência ou não da doença. O curso crónico é o mais frequente, particularmente quando a causa da oclusão se deve ao consumo de infusão de ervas que contenham o alcalóide tóxico.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)