Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Necessidades nutricionais


O objectivo de uma dieta apropriada é obter e manter a composição corporal desejada e uma grande capacidade para o trabalho físico e mental.

As necessidades diárias em nutrientes essenciais dependem da idade, sexo, estatura, peso e actividade metabólica e física. A medida das necessidades dos 45 nutrientes essenciais em indivíduos com dietas restritivas permite propor regimes dietéticos que satisfazem as necessidades nutricionais básicas para manter a saúde.

Inicialmente foram propostos quatro grupos básicos de alimentos (produtos lácteos, carne e vegetais ricos em proteínas, cereais e pães e frutas e vegetais) como referência para uma dieta equilibrada; mas actualmente julga-se que o guia piramidal é melhor. Com este tenta-se ajudar as pessoas tanto a escolher uma dieta que proporcione os nutrientes essenciais como a reduzir o risco de perturbações como o cancro, a hipertensão arterial e as doenças das artérias coronárias e do cérebro. Neste guia, o número de doses diárias de cada grupo de alimentos varia segundo as necessidades energéticas, que oscilam entre 1600 e mais de 2400 calorias por dia. Por exemplo, um indivíduo que só consome 1600 calorias por dia poderá comer 6 doses do grupo dos hidratos de carbono e 3 do de vegetais, enquanto uma pessoa que consome 2400 calorias por dia poderá ingerir 10 doses do grupo dos hidratos de carbono e 5 do de vegetais. Em geral, o consumo de gorduras deverá reduzir-se até cerca de 30 % do total de calorias e deverá ser incrementada a ingestão de frutas, vegetais e cereais.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)