Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Deficiência de ácido fólico e de vitamina B12


O ácido fólico (folato) e a vitamina B12 (cobalamina) actuam independentemente na formação dos glóbulos vermelhos normais e na produção de um componente essencial do ADN, a timidina. A carência de uma destas vitaminas provoca uma anemia grave (como a anemia perniciosa), em que há um escasso número de glóbulos vermelhos que são de grandes dimensões. (Ver secção 14, capítulo 154) Os sintomas incluem palidez, fraqueza, redução da secreção de ácido no estômago e lesões nervosas (neuropatias). Estas últimas produzem-se principalmente no caso da carência de vitamina B12.

A anemia perniciosa (anemia provocada por deficiência de vitamina B12) é uma perturbação em que esta vitamina não pode ser absorvida porque o estômago não produz o factor intrínseco, o qual se combinaria com a vitamina B12 e a transportaria para o sangue. Esta anemia produz-se por vezes porque um sistema imunitário hiperactivo ataca as células do estômago que produzem o factor intrínseco (uma reacção auto-imunitária). Os vegetarianos rigorosos, que têm carência de vitamina B12 porque esta se encontra apenas nos produtos animais, e as pessoas que têm perturbações hereditárias que bloqueiam o transporte ou a actividade desta vitamina podem desenvolver outras formas de deficiência de vitamina B12.

A deficiência de ácido fólico pode apresentar-se em mulheres grávidas com alimentação carente de vegetais verdes e legumes. As crianças pequenas podem desenvolver esta deficiência se a sua alimentação for pobre em ácido fólico.

O diagnóstico de deficiências de vitamina B12 ou de ácido fólico baseia-se na identificação de uma anemia com glóbulos vermelhos muito grandes e na detecção de baixas concentrações de uma ou ambas as vitaminas nas análises ao sangue. O diagnóstico confirma-se com uma amostra de medula óssea que apresente precursores imaturos de glóbulos vermelhos também muito grandes.

O tratamento da anemia perniciosa consiste em injecções mensais de vitamina B12. O tratamento da carência de ácido fólico consiste na sua administração por via oral.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)