Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Alcalose metabólica


A alcalose metabólica é uma situação em que o sangue é alcalino devido a uma concentração demasiado elevada de bicarbonato.

A alcalose metabólica verifica-se quando o corpo perde demasiado ácido. Por exemplo, uma quantidade considerável de ácido do estômago perde-se durante os períodos de vómitos repetidos ou quando se aspira o ácido do estômago com uma sonda nasogástrica (como se faz por vezes nos hospitais, particularmente depois de uma cirurgia abdominal). Em casos raros, a alcalose metabólica desenvolve-se quando se ingeriram demasiadas substâncias alcalinas, como o bicarbonato de sódio. Além disso, a alcalose metabólica pode desenvolver-se quando a excessiva perda de sódio ou de potássio afecta a capacidade renal para controlar o equilíbrio ácido-básico do sangue.

Sintomas e diagnóstico

A alcalose metabólica pode causar irritabilidade, clonismo e contracções musculares ou então não causar qualquer sintoma. Se a alcalose metabólica for grave, podem-se verificar contracções prolongadas e espasmos dos músculos (tetania).

Uma amostra de sangue proveniente de uma artéria revela em geral que o sangue é alcalino. Uma amostra de sangue proveniente de uma veia contém elevados valores de bicarbonato.

Tratamento

Geralmente o tratamento da alcalose metabólica consiste na reposição de água e de electrólitos (sódio e potássio) enquanto se trata a causa base. Por vezes, quando a alcalose metabólica é muito grave, fornece-se ácido diluído sob forma de cloreto de amónio por via endovenosa.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)