Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Alcalose respiratória


A alcalose respiratória é uma situação em que o sangue é alcalino devido a que a respiração rápida ou profunda tem como resultado uma baixa concentração de anidrido carbónico no sangue.

Uma respiração rápida e profunda, também chamada hiperventilação, provoca uma eliminação excessiva de anidrido carbónico do sangue. A causa mais frequente de hiperventilação, e portanto de alcalose respiratória, é a ansiedade. As outras causas de alcalose respiratória são a dor, a cirrose hepática, baixos valores de oxigénio no sangue, febre e sobredose de aspirina.

Sintomas e diagnóstico

A alcalose respiratória pode produzir ansiedade e uma sensação de formigueiro à volta dos lábios e do rosto. Se a alcalose respiratória se agravar, pode causar espasmos musculares e o doente pode sentir-se separado da realidade.

Geralmente pode-se chegar ao diagnóstico de alcalose respiratória pela simples observação do doente e dialogando com ele.
Quando o diagnóstico não é óbvio, pode-se medir o valor do anidrido carbónico numa amostra de sangue arterial. Com frequência o pH do sangue também é elevado.

Tratamento

Habitualmente o único tratamento necessário é reduzir a velocidade da respiração. Quando a alcalose respiratória é causada pela ansiedade, o esforço consciente de retardar a respiração pode fazer com que a situação desapareça.

Se a respiração rápida é causada por qualquer tipo de dor, geralmente o alívio da mesma é suficiente para que o ritmo respiratório se regularize.

Respirar dentro de um saco de papel (e não de plástico) pode ajudar a aumentar o conteúdo de anidrido carbónico do sangue, já que se aspira novamente o anidrido carbónico depois de o ter expulso.

Quando os valores de anidrido carbónico aumentam, os sintomas de hiperventilação melhoram, reduzindo desse modo a ansiedade e interrompendo-se o ataque.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)