Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Hiperlipidemia


A hiperlipidemia consiste em valores anormalmente elevados de gorduras (colesterol, triglicéridos ou ambos) no sangue.

Os valores das lipoproteínas, particularmente o colesterol LDL, aumentam com a idade. Os valores são normalmente mais altos nos homens do que nas mulheres, mas nestas começam a subir depois da menopausa. Os outros factores que contribuem para elevar os valores de certos lípidos (como o VLDL e LDL) compreendem os antecedentes familiares de hiperlipidemia, a obesidade, uma dieta com alto conteúdo de gorduras, a falta de exercício, um consumo moderado a elevado de álcool, fumar cigarros, a diabetes mal controlada e uma glândula tiróide hipoactiva.

A maior parte das subidas nas concentrações de triglicéridos e colesterol são temporárias e não são graves, devendo-se principalmente à ingestão de gorduras.

Cada pessoa elimina as gorduras do sangue a um ritmo diferente. Uma pessoa pode comer grandes quantidades de gorduras animais e nunca ter o valor do colesterol total acima dos 200 mg/dl, enquanto outra pode seguir uma dieta com poucas gorduras e nunca ter o valor do colesterol total abaixo de 260 mg/dl. Esta diferença parece ser em parte determinada geneticamente e, na sua maior parte, relacionada com as diferentes velocidades a que as lipoproteínas entram e são eliminadas do sangue.

Sintomas e diagnóstico

Em geral, os valores elevados das gorduras não provocam sintomas. Por vezes, quando os valores são particularmente altos, os depósitos de gorduras formam aglomerações nos tendões e na pele chamados xantomas. As concentrações muito altas de triglicéridos (800 mg/dl e mais) podem causar um aumento do tamanho do fígado e do baço e sintomas de pancreatite, como uma forte dor abdominal.

A qualquer momento pode-se extrair uma amostra de sangue para medir a concentração do colesterol total. Contudo, as amostras de sangue para medir os valores do colesterol HDL, do colesterol LDL e dos triglicéridos são mais fiáveis quando se extraem pelo menos depois de 12 horas de jejum.

Tratamento

Uma alimentação com baixo conteúdo de colesterol e de gorduras saturadas reduz os valores de LDL. O exercício pode ajudar a diminuir as concentrações no sangue de colesterol LDL e aumentar as de colesterol HDL. Beber uma pequena quantidade de álcool todos os dias pode elevar o nível do colesterol HDL e diminuir o nível de LDL, embora beber mais de dois copos possa causar o efeito oposto.

Geralmente, o melhor tratamento para as pessoas que têm valores elevados de colesterol ou de triglicéridos é perder peso se tiverem peso a mais, deixar de fumar, reduzir a quantidade total de gorduras e colesterol na sua dieta, fazer mais exercício e, caso seja necessário, tomar um medicamento que reduza os lípidos. Contudo, quando os valores sanguíneos de gordura são muito altos ou não respondem aos tratamentos habituais, deve-se identificar a perturbação específica por meio de exames de sangue especiais para poder estabelecer um tratamento específico.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)