Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Glândulas endócrinas


Os órgãos principais do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise (glândula pituitária), a glândula tiróide, as glândulas paratiróides, os ilhéus do pâncreas, as glândulas supra-renais, os testículos e os ovários. Durante a gravidez, a placenta actua como uma glândula endócrina, além de cumprir as suas outras funções específicas.

O hipotálamo segrega diferentes hormonas que estimulam a hipófise; algumas desencadeiam a emissão de hormonas hipofisárias e outras suprimem-na.

Por vezes, a hipófise também é chamada «glândula regente», porque coordena muitas funções das outras glândulas endócrinas. (Ver tabela da secção 13, capítulo 144) Algumas hormonas hipofisárias têm efeitos directos, outras apenas controlam a velocidade a que diversos órgãos endócrinos segregam as suas hormonas. A hipófise controla a taxa de secreção das suas próprias hormonas através de um mecanismo conhecido como «retroalimentação», em que os valores no sangue de outras hormonas indicam à hipófise se deve diminuir ou aumentar a sua produção. Nem todas as glândulas endócrinas estão sob o controlo da hipófise; algumas respondem de forma directa ou indirecta às concentrações de substâncias no sangue:

  • As células do pâncreas que segregam insulina respondem à glicose e aos ácidos gordos.
  • As células da glândula paratiróide respondem ao cálcio e aos fosfatos.
  • A secreção da medula supra-renal (parte da glândula supra-renal) é produto da estimulação directa do sistema nervoso parassimpático.

Muitos órgãos segregam hormonas ou substâncias semelhantes a hormonas, mas em geral não são considerados parte integrante do sistema endócrino. Alguns destes órgãos produzem substâncias que actuam unicamente nas zonas mais próximas do ponto da sua libertação, enquanto outros não segregam os seus produtos dentro da corrente sanguínea. Por exemplo, o cérebro produz muitas hormonas cujos efeitos estão limitados principalmente ao sistema nervoso.

Principais glândulas endócrinas



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)