Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Púrpura alérgica


A púrpura alérgica (púrpura de Schönlein-Henoch) é uma inflamação dos pequenos vasos do sangue causada em geral por reacções imunitárias anormais (auto-imunes).

A púrpura alérgica, uma doença rara, afecta principalmente crianças, mas pode também afectar jovens e adultos. Habitualmente, começa depois de uma infecção das vias respiratórias, mas também se pode verificar pelo uso de certos medicamentos. Esta doença pode aparecer de forma repentina e persistir durante um período breve ou então desenvolver-se de forma gradual e prolongar-se durante muito tempo. Os vasos que se encontram na pele, nas articulações, no aparelho gastrointestinal ou nos rins podem inflamar-se e perder o seu conteúdo (hemorragia).

Sintomas e diagnóstico

Esta doença pode manifestar-se como pequenas áreas de manchas de cor purpúrea (púrpura), em geral, presentes nos pés, nas pernas, nos braços e nas nádegas, à medida que o sangue sai dos vasos cutâneos. Ao longo de vários dias, as manchas de cor púrpura tornam-se salientes e endurecem, podendo aparecer novas manchas durante as semanas posteriores à primeira manifestação. É frequente a presença de inflamação nos tornozelos, ancas, joelhos, pulsos e cotovelos, muitas vezes acompanhada de febre e dor nas articulações. A hemorragia do aparelho gastrointestinal pode causar cãibras e dor abdominal; aproximadamente metade das pessoas que sofrem de púrpura alérgica apresentam sangue na urina (hematúria). A maioria recupera num mês, mas os sintomas podem aparecer e desaparecer em várias ocasiões. Por vezes produz-se uma lesão renal permanente.

O diagnóstico baseia-se nos sintomas. Se as análises de sangue ou urina objectivam mudanças na função renal, o médico pode extrair uma amostra de tecido dos rins com uma agulha e observá-la ao microscópio (biopsia por agulha) para determinar a extensão da lesão e confirmar que a causa é uma púrpura alérgica.

 

Púrpura de Schönlein-Henoch

Prognóstico e tratamento

Quando se suspeita que a reacção alérgica é causada por um medicamento, interrompe-se imediatamente a sua administração. Os corticosteróides, como a prednisona, contribuem para diminuir a inflamação, a dor articular e a dor abdominal, mas não evitam a lesão renal. Os medicamentos que diminuem a actividade do sistema imunitário (medicamentos imunossupressores), como a azatioprina ou a ciclofosfamida, são por vezes receitados perante a existência de lesão renal, mas desconhece- -se a sua verdadeira eficácia.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)