Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Linfadenite


A linfadenite é a inflamação de um ou mais gânglios linfáticos.

Uma infecção causada por qualquer tipo de microrganismo (bactérias, vírus, protozoários, rickettsias ou fungos) pode provocar linfadenite. A infecção propaga-se, tipicamente, até um gânglio linfático a partir de uma infecção da pele, do ouvido, do nariz ou dos olhos.

Sintomas e tratamento

Os gânglios linfáticos infectados aumentam de volume e doem. Em certos casos observa-se na pele que os cobreuma cor avermelhada e uma sensação de calor.

Em geral, a causa da linfadenite é uma infecção próxima evidente. Quando a causa não for facilmente detectada, pode ser necessário efectuar uma biopsia (colher uma amostra de tecido para exame microscópico).

Tratamento e prognóstico

O tratamento depende do microrganismo que causa a infecção. No caso de uma infecção bacteriana, costuma administrar-se um antibiótico por via endovenosa ou oral. As compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor dos gânglios linfáticos inflamados. Estes, regra geral, uma vez que a infecção seja tratada, diminuem lentamente de volume e a dor desaparece. Por vezes, os gângliosaumentados permanecem duros mas já não causam incómodo.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)