Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Linfangite aguda


A linfangite aguda é a inflamação de um ou mais vasos linfáticos e é geralmente a consequência de uma infecção estreptocócica.

Os vasos linfáticos são pequenos canais que transportam linfa desde os tecidos até aos gânglios linfáticos e estão em todo o organismo. (Ver imagem da secção 16, capítulo 167) As bactérias estreptococos costumam entrar nos vasos a partir de um arranhão, de uma ferida ou de uma infecção (geralmente celulite) num braço ou numa perna. Por baixo da pele do braço ou perna afectados surgem palpáveis linhas vermelhas, irregulares, quentes e dolorosas. Essas linhas estendem-se habitualmente desde a zona infectada até um grupo de gânglios linfáticos, como os da virilha ou da axila. Estes aumentam de volume e tornam-se dolorosos ao tacto.

Linfadenite

Um processo infeccioso a nível da mão pode causar uma linfadenite nos gânglios axilares do mesmo lado, devido à disseminação da infecção através dos vasos linfáticos

 

O doente costuma ter febre, arrepios, um ritmo cardíaco acelerado e dor de cabeça. Às vezes estes sintomas aparecem antes que se percebam alterações na pele. A disseminação da infecção desde o sistema linfático até à corrente sanguínea pode provocar uma infecção em todo o organismo, muitas vezes com grande rapidez. Podem formar-se úlceras na pele que cobre os vasos linfáticos infectados.

Uma análise de sangue pode mostrar que o número de glóbulos brancos aumentou para combater a infecção. Em geral, os microrganismos que causam a infecção não podem ser isolados nem cultivados em laboratório, a menos que se tenham disseminado pela corrente sanguínea ou que possam ser colhidos do pus ou de uma ferida aberta.

A maioria das pessoas cura-se rapidamente com antibióticos que destroem os estafilococos e os estreptococos, como a dicloxacilina, a amoxicilina ou a oxacilina.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)