Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Doença da arranhadura do gato


A doença da arranhadura do gato é uma infecção que se verifica no sítio onde teve lugar a arranhadura e é causada pela bactéria Bartonella henselae.

Depois de uma pessoa ser arranhada por um gato infectado com Bartonella henselae, as bactérias tendem a infectar as paredes dos vasos sanguíneos. O gato não costuma mostrar sinais de doença.

Sintomas

Entre 3 a 10 dias após ter sofrido uma pequena arranhadura, costuma formar-se uma bolha vermelha com uma crosta que pode chegar a 6,5 cm de diâmetro. Raramente surge uma bolha que contenha pus (pústula). Os gânglios linfáticos da zona inflamam-se, endurecem e são dolorosos ao tacto. Posteriormente, enchem-se de pus e podem drenar através da pele. A pessoa pode sentir-se doente, sem apetite e ter febre ou dores de cabeça. Cerca de 10 % das pessoas infectadas apresentam outros sintomas, como problemas oculares, que provocam alterações na visão, ou então tumefacção cerebral, que causa dor de cabeça e estupor.

Em quase todas as pessoas afectadas, a pele sã e a tumefacção dos gânglios linfáticos desaparecem no prazo de 2 a 5 meses. A recuperação é completa. As pessoas doentes de SIDA podem sofrer uma forma grave desta afecção.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da doença da arranhadura do gato é considerado provável quando uma pessoa apresenta gânglios linfáticos inchados durante mais de 3 semanas após ter sido arranhada por um gato. Em casos pouco claros, é possível colher uma amostra de sangue e analisá-la em busca de anticorpos contra a Bartonella henselae.

O tratamento consiste em aplicar calor e tomar analgésicos. Um gânglio linfático cheio de líquido que provoca dor pode quase sempre ser drenado com uma agulha a fim de a aliviar. Podem administrar-se antibióticos para ajudar a erradicar as bactérias, especialmente nos doentes com SIDA.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)