Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Tricuríase


A tricuríase é uma infecção causada por Trichuris trichiura, um verme nemátodo intestinal.

Este parasita encontra-se principalmente nos trópicos e subtrópicos, onde a falta de medidas sanitárias e o clima quente e húmido criam as condições necessárias para que os ovos incubem na terra.

A infecção ocorre quando alguém ingere alimentos que contêm ovos que estiveram a incubar na terra durante 2 a 3 semanas. As larvam têm a sua maturação no intestino delgado, migram para o intestino grosso e mergulham as suas cabeças no revestimento mucoso. Cada larva cresce aproximadamente até 12 cm de comprimento. As fêmeas maduras produzem cerca de 5000 ovos por dia, que se transmitem através das fezes.

Sintomas e diagnóstico 

Só uma grande infecção provoca sintomas, tais como dor abdominal e diarreia. As infecções muito graves podem causar hemorragias intestinais, anemia, perda de peso e apendicite. Ocasionalmente, o recto pode fazer protraimento pelo ânus (uma situação denominada prolapso rectal), especialmente nas crianças ou nas mulheres durante o trabalho de parto.

Os ovos, em forma de barril, costumam ser visíveis nas amostras de fezes examinadas no laboratório.

Prevenção e tratamento

A prevenção depende das condições sanitárias e consiste em manter uma boa higiene pessoal e evitar comer verduras que não tenham sido lavadas. Para as afecções ligeiras não é necessário nenhum tratamento. No caso de ser necessário, o medicamento preferido é o mebendazol, embora não seja possível usá-lo nas mulheres grávidas devido aos seus efeitos potencialmente prejudiciais sobre o feto.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)