Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Celulite


A celulite é uma infecção difusa nas camadas profundas da pele e, por vezes, até por baixo delas.

A causa mais frequente da celulite, sobretudo se houver uma ferida prévia, é uma infecção estreptocócica. No entanto, muitas outras bactérias podem provocar celulite, especialmente depois de mordeduras de pessoas ou de animais ou após lesões feitas dentro de água.

A infecção afecta sobretudo as pernas e começa, com frequência, por uma alteração cutânea causada por uma lesão menor, uma úlcera ou uma infecção micótica entre os dedos. A celulite provoca inflamação, dor, calor e vermelhidão. Algumas áreas têm um aspecto de contusão e podem apresentar pequenas bolhas. Os sintomas da infecção podem ser febre, calafrios, dor de cabeça e complicações mais graves como confusão, hipotensão e taquicardia.

A celulite é facilmente reconhecível, mas identificar as bactérias causadoras da infecção torna-se mais difícil. Os médicos costumam recolher amostras de sangue (por vezes de pele) que são enviadas para o laboratório, onde se semeiam e identificam as bactérias.

Tratamento

O tratamento imediato pode evitar a propagação rápida da infecção e a sua chegada ao sangue e a outros órgãos. A celulite costuma tratar-se com penicilina ou um fármaco semelhante, como a dicloxacilina. Os doentes com celulite ligeira podem tomar antibióticos orais. Os mais idosos e os que apresentam uma celulite de difusão rápida, muita febre ou qualquer outra evidência de infecção grave requerem primeiro o antibiótico por injecção, antes de começar com os de administração oral. Se a infecção se localizar nas pernas, mantê-las elevadas e aplicar-lhes pachos frios e húmidos alivia o mal-estar e reduz a inflamação.

Se a celulite se tornar recorrente, é provavelmente causada por outra doença (como o pé-de-atleta), que deverá ser convenientemente tratada.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)