Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Mastoidite aguda


A mastoidite aguda é uma infecção viral da apófise mastóide, o osso saliente que se encontra por trás do ouvido.

Otite média e infecção da mastóide

A otite média pode espalhar-se e provocar uma infecção da mastóide.

Esta doença costuma ocorrer quando uma otite média não tratada, ou tratada inadequadamente, se propaga desde o ouvido médio até ao osso que o rodeia (a apófise mastóide).

Sintomas

Em geral, os sintomas aparecem duas ou três semanas depois de se ter desenvolvido a otite média aguda, à medida que a infecção disseminada destrói a parte interna da apófise mastóide. É possível que se forme um abcesso no osso. A pele que reveste a apófise mastóide pode tornar-se vermelha, inchada e dolorosa, e o ouvido externo desloca-se para um lado e para baixo.

Outros sintomas são a febre, a dor à volta do ouvido e, no seu interior, uma secreção profusa e cremosa espalhada pelo ouvido, situação essa que tende a agravar-se. A dor tem tendência para ser persistente e pulsátil. A perda de audição é progressiva.

A tomografia axial computadorizada (TAC) demonstra que as células pneumáticas (os espaços no osso que normalmente contêm ar) da apófise mastóide estão cheias de líquido. À medida que a mastoidite avança, os espaços alargam-se. Uma mastoidite mal tratada pode provocar surdez, infecção do sangue (sepse ou sepsia), meningite, abcessos cerebrais ou a morte.

Tratamento

O tratamento costuma começar com um antibiótico que se administra de forma endovenosa. Examina-se uma amostra da secreção proveniente do ouvido para identificar o agente que provoca a infecção e determinam-se os antibióticos que com maior probabilidade eliminarão o referido agente. Em seguida, o tratamento com antibiótico é definido e mantém-se pelo menos por duas semanas. Se se tiver formado um abcesso no osso, é drenado cirurgicamente.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)