Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Laringite


A laringite é uma inflamação da caixa vocal (laringe).

A causa mais comum é uma infecção viral das vias respiratórias superiores, como a constipação comum. A laringite também pode acompanhar doenças como a bronquite, a pneumonia, a gripe, a tosse convulsa, o sarampo, a difteria ou qualquer inflamação ou infecção das vias respiratórias superiores. O uso excessivo da voz, as reacções alérgicas e a inalação de irritantes, como o tabaco, podem provocar laringite de curta duração (aguda) ou persistente (crónica).

Em geral, o sintoma mais evidente é uma alteração pouco natural na voz, como a rouquidão, ou até a perda da voz. Sente-se um formigueiro na garganta ou então dor e uma necessidade constante de limpar a garganta. Os sintomas variam conforme a gravidade da inflamação. As infecções graves provocam febre, uma sensação geral de mal-estar, dificuldade em engolir e dor de garganta. O inchaço (edema) da laringe pode dificultar a respiração. Valendo-se de um pequeno espelho semelhante ao dos dentistas, o médico distingue uma vermelhidão, que oscila entre leve e intensa, na membrana que reveste a laringe, que também pode estar inflamada.

O tratamento da laringite viral depende dos sintomas. O facto de fazer descansar a voz, evitando falar ou fazendo-o em voz baixa, juntamente com a inalação de vapores, alivia os sintomas e contribui para a cura das zonas inflamadas. O tratamento da bronquite, se também se manifestar, pode melhorar a laringite. Quando a infecção é provocada por bactérias, é muito útil administrar um antibiótico por via oral.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)