Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Trombose do seio cavernoso


A trombose do seio cavernoso é a obstrução de uma veia grande que se encontra na base do cérebro (o seio cavernoso), geralmente causada pela disseminação de bactérias a partir da infecção de um seio perinasal ou de uma infecção perto do nariz.

Uma infecção pode alastrar a partir de um seio perinasal ou da área da pele que rodeia o nariz ou os olhos até ao cérebro, tanto de forma directa como através das veias. Esta infecção provoca a protrusão dos olhos, fortes dores de cabeça, coma, ataques epilépticos e outras anomalias do sistema nervoso, além de muita febre.

Felizmente, a trombose do seio cavernoso é muito pouco comum. Cerca de 30 % das pessoas com esta doença morrem, e muitas das que sobrevivem apresentam sérias perturbações mentais ou problemas neurológicos graves apesar do tratamento médico.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar uma trombose do seio cavernoso e identificar as bactérias que provocam a infecção, o médico colhe amostras de sangue e de secreções, de mucosidade ou de pus, da garganta e do nariz, e envia-as para o laboratório para a respectiva cultura. Também se faz uma tomografia axial computadorizada (TAC) dos seios perinasais, dos olhos e do cérebro.

De imediato são administradas altas doses de antibióticos endovenosos. Se o processo não melhorar após 24 horas de tratamento com antibióticos, o seio pode ser drenado cirurgicamente.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)