Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Tecidos e órgãos


Chama-se tecido a um agrupamento de células relacionadas entre si, embora não idênticas, que formam um conjunto para levar a cabo funções específicas. Quando se analisa uma amostra de tecido (biopsia) ao microscópio, observam-se diversos tipos de células, embora o interesse do médico incida num determinado tipo.

O tecido conectivo resistente e frequentemente fibroso tem a função de manter a estrutura corporal unida e dar-lhe suporte. Encontra-se em quase todos os órgãos embora a maior parte se encontre na pele, nos tendões e nos músculos. As características do tecido conectivo e dos tipos de células que ele contém variam segundo a sua localização.

Os órgãos desempenham as funções do organismo e cada órgão é provido de uma estrutura diferenciada capaz de desenvolver funções específicas. É o caso do coração, dos pulmões, do fígado, dos olhos e do estômago. Tecidos diferentes e, portanto, células diferentes, intervêm na constituição de um órgão. O coração é formado por tecido muscular que ao contrair-se provoca a circulação do sangue; também é constituído por tecido fibroso que forma as válvulas e por células especiais que controlam a frequência e o ritmo cardíacos. O globo ocular é formado por células musculares que dilatam ou contraem a pupila, por células transparentes que constituem o cristalino e a córnea e por outras que produzem fluidos que ocupam o espaço entre a córnea e o cristalino. Também é formado por células fotossensíveis e células nervosas que levam os impulsos ao cérebro. Mesmo um órgão tão simples na aparência como a vesícula biliar contém células diferentes. Umas são células de revestimento interior resistentes aos efeitos irritantes da bílis, outras são as musculares, que se contraem para expulsar a bílis, e outras as que formam a parede externa fibrosa que contém a vesícula.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)