Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Pneumonia


A pneumonia é uma infecção pulmonar devido à qual os pulmões se enchem de líquido, produzindo-se dificuldades respiratórias. (Ver secção 4, capítulo 41)

A pneumonia dos recém-nascidos costuma começar quando a ruptura prematura das membranas faz com que se produza a infecção do líquido amniótico (amniotite). O feto está rodeado de líquido amniótico infectado e pode aspirar líquido para os seus pulmões. Deste modo contrai a pneumonia, às vezes com sepse. A pneumonia também pode aparecer semanas depois do nascimento, sobretudo nos bebés com respiração assistida por um respirador artificial.

Sintomas

No momento do nascimento os sisntomas podem variar desde uma respiração rápida até um distress respiratório acompanhado de uma tensão arterial extremamente baixa (choque céptico). Quando a pneumonia se produz depois do parto os sintomas podem começar de forma gradual. Se sucede quando o bebé respira com ajuda de respirador artificial, o médico pode notar que por um tubo respiratório colocado na traqueia se aspira uma maior quantidade de secreções e que a criança necessita cada vez mais ajuda para respirar. No entanto, às vezes, o bebé adoece de forma repentina, com oscilações de temperatura, que sobe e baixa.

Diagnóstico e tratamento

O médico suspeita que se trata de uma pneumonia se aparecerem sintomas num bebé nascido depois de uma ruptura prematura das membranas. Enviam-se amostras de sangue e secreções das vias respiratórias ao laboratório para cultura. Também se determina o número de glóbulos brancos e plaquetas a partir de uma amostra de sangue. Podem realizar-se radiografias do tórax e às vezes recolhe-se uma amostra de líquido da espinal medula mediante uma punção (punção lombar) que se envia igualmente ao laboratório para cultura.

A pneumonia trata-se com antibióticos por via endovenosa. O tratamento inicia-se o mais cedo possível. A escolha do antibiótico pode modificar-se, uma vez que os exames do laboratório tenham identificado o tipo específico de bactéria responsável pela doença.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)