Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Hipnóticos


Os hipnóticos de venda livre (sem receita médica) servem para tratar uma noite em branco ocasional, mas não uma insónia crónica, indicativa de um problema mais grave. (Ver secção 6, capítulo 64) Não é aconselhável tomar hipnóticos de venda livre durante mais de uma semana ou dez dias.

Os anti-histamínicos difenhidramina e doxilamina são princípios activos usados como hipnóticos de venda sem prescrição. Estes fármacos produzem sonolência ou atordoamento e podem interferir na concentração ou na coordenação. No entanto, nem todos os indivíduos reagem da mesma maneira.

Às vezes, as reacções são contrárias (uma reacção paradoxal) e em alguns indivíduos a difenhidramina ou a doxilamina produz nervosismo, intranquilidade e agitação. Aparentemente as crianças pequenas e as pessoas mais velhas com uma lesão cerebral têm uma maior propensão a apresentar este tipo de reacções. Às vezes, alguns indivíduos também experimentam efeitos adversos, como boca seca, obstipação, visão enevoada e zumbidos nos ouvidos. As pessoas de idade avançada, as mulheres grávidas e as que estão a amamentar devem evitar estes fármacos, a menos que seja por indicação médica. As pessoas com glaucoma de ângulo fechado, angina de peito, arritmias ou inflamação da próstata devem consultar um médico antes de usar um anti-histamínico para dormir ou para qualquer outro motivo.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)