Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Flebite superficial


A flebite superficial (tromboflebite, flebite) é a inflamação e a coagulação numa veia superficial.

A flebite ocorre em qualquer veia do corpo, mas afecta com mais frequência as veias das pernas. Geralmente, a flebite aparece em pessoas com varizes; no entanto, as veias que têm varizes, habitualmente, não desenvolvem esta perturbação.

Até mesmo uma ferida ligeira pode provocar a inflamação de uma veia. Ao contrário da trombose de uma veia profunda, que causa muito pouca inflamação e quase não provoca dor, a flebite superficial implica uma reacção inflamatória repentina (aguda) que faz com que o trombo adira firmemente às paredes da veia, sendo por isso praticamente nula a probabilidade de se desprender. Como as veias superficiais não têm músculos à sua volta que as apertem e que façam desprender o trombo, a flebite superficial raramente causa embolia.

Sintomas e diagnóstico

Sente-se rapidamente na veia uma dor localizada, inchaço e eritema, e a zona torna-se quente. Devido ao facto de o sangue da veia se encontrar coagulado, esta sente-se como uma corda dura por baixo da pele, em vez de mole como uma veia normal ou uma variz. Esta sensação pode alcançar todo o comprimento da veia. O diagnóstico é, geralmente, óbvio a partir da exploração da zona dorida.

Tratamento

De um modo geral, a flebite desaparece por si só. A administração de um analgésico, como a aspirina ou o ibuprofeno alivia a dor. Embora a flebite melhore numa questão de dias, podem passar várias semanas até que as irregularidades da veia e a sensação de dor desapareçam por completo. Por isso, para proporcionar um alívio precoce, o médico pode injectar um anestésico local, extrair o trombo e depois colocar uma ligadura de compressão, que deverá usar-se durante vários dias.

Quando a flebite superficial se manifesta na virilha, onde a veia superficial principal se une à veia profunda principal, o trombo pode chegar ao interior da veia profunda e desprender-se. Para prevenir esta situação, alguns cirurgiões recomendam uma intervenção urgente para laquear a veia superficial. Este tipo de cirurgia é, geralmente, efectuada com anestesia local e sem que seja necessário dar entrada no hospital; podem recomeçar-se, em seguida, as actividades habituais.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)