Merck Sharp & Dohme - Portugal
MSD Portugal Publicacoes MSD
Pesquisa
IntroduçãoAjuda


Imprimir Enviar Artigo

Pneumonia por Pneumocystis carinii


O Pneumocystis carinii é um microrganismo comum que pode residir inofensivamente nos pulmões normais, causando a doença só quando o sistema imunitário está debilitado devido a um cancro ou ao tratamento do mesmo ou devido à SIDA. Mais de 80 % dos doentes com SIDA, que não recebem uma profilaxia estandardizada, desenvolvem em algum momento pneumonia por Pneumocystis. Muitas vezes, é a primeira indicação de que uma pessoa com o vírus da imunodeficiência humana (VIH) desenvolveu a SIDA.

A maioria dos afectados manifesta febre, dispneia e tosse seca. Estes sintomas geralmente surgem ao cabo de várias semanas. Os pulmões podem ser incapazes de fornecer oxigénio suficiente ao sangue, provocando dispneia grave.

O diagnóstico baseia-se no exame ao microscópio de uma amostra de expectoração obtida por um dos métodos seguintes: indução do escarro (na qual se utiliza água ou vapor de água para estimular a tosse) ou broncoscopia (na qual se introduz nas vias aéreas um instrumento para colher uma amostra). (Ver secção 4, capítulo 32)

O antibiótico habitual para a pneumonia provocada por Pneumocystis carinii é o trimetoprim/sulfametoxazol. Os efeitos secundários, particularmente frequentes em indivíduos com SIDA, consistem em erupções cutâneas, numa taxa reduzida de glóbulos brancos, que combatem a infecção, e febre.

Os tratamentos alternativos são dapsona e trimetropim, clindamicina e primaquina, trimetrexato e leucovorin, atovaquona e pentamidina. Os indivíduos com uma concentração de oxigénio no sangue inferior ao valor normal podem também receber corticosteróides.

Mesmo com o tratamento da pneumonia, o índice de mortalidade global é de 10 % a 30 %. Para prevenir a recorrência da doença, os doentes com SIDA cuja pneumonia por Pneumocystis foi tratada com êxito tomam geralmente medicamentos como o trimetoprim-sulfametoxazol ou a pentadimina em aerossol.



Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)